Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal foi inaugurado em 1884 e a estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d’Eu. Foi construída em Saint-Souver Lês Arras, na França. A estrutura é inspirada no Palácio de Cristal de Londres, e do Palácio de Cristal do Porto. A intenção do Conde era presentear a Princesa Isabel, a fim de poder cultivar suas hortaliças.

Em 1938 o palácio foi coberto por folhas-de-flandres e tijolos para abrigar o Museu Histórico de Petrópolis, que mais tarde seria transferido para onde hoje funciona o Museu Imperial de Petrópolis.

Em 1957 o palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , mas ele continuou coberto. Paredes similares às originais foram colocadas no ano da comemoração do centenário do palácio, em 1984.

O Palácio de Cristal é utilizado para exposições e eventos, como a Bauernfest, festa anual em homenagem aos colonos alemães de Petrópolis. Hoje as paredes de palácio são cobertas de vidros, e como já visto acima funciona para eventos históricos.

Palácio de Cristal

Casa do Fachoalto

Author Casa do Fachoalto

More posts by Casa do Fachoalto

Leave a Reply